Guia Rápido TuneECU
TuneECU para Android
Guia Rápido (versão Triumph)
Maurício Porto, Set/2018
Introdução
TuneECU é um aplicativo que permite fazer a reprogramação, o diagnóstico e testes da ECU (Engine Control Unit) das motos Aprilia, Benelli, Ducati, KTM, Moto Guzzi e Triumph.
Na conexão através de Bluetooth (o caso do Android) as funções de leitura e gravação do mapeamento da ECU não estão disponíveis.
Tune é o termo em inglês para “afinar”, que no Brasil gerou os neologismos “tunar” e “tunado”.
Este guia rápido de uso do TuneECU é específico para a versão Android da ferramenta e focado em motos Triumph (tricilíndricas).
Para informações sobre a versão Windows, leia no site oficial.
A versão corrente do TuneECU para Android na qual este guia está baseado é a 3.9
AVISO IMPORTANTE: o aplicativo TuneECU somente funciona com adaptadores OBD2 baseados no chip ELM327 das versões 1.3A, 1.4 e 1.5, pois estas atendem aos 9 protocolos de comunicação OBD.
Adaptadores da versão 2.0 ou 2.1 NÃO IRÃO FUNCIONAR.
Na conexão através de Bluetooth (o caso do Android) as funções de leitura e gravação do mapeamento da ECU não estão disponíveis.
Tune é o termo em inglês para “afinar”, que no Brasil gerou os neologismos “tunar” e “tunado”.
Este guia rápido de uso do TuneECU é específico para a versão Android da ferramenta e focado em motos Triumph (tricilíndricas).
Para informações sobre a versão Windows, leia no site oficial.
A versão corrente do TuneECU para Android na qual este guia está baseado é a 3.9
AVISO IMPORTANTE: o aplicativo TuneECU somente funciona com adaptadores OBD2 baseados no chip ELM327 das versões 1.3A, 1.4 e 1.5, pois estas atendem aos 9 protocolos de comunicação OBD.
Adaptadores da versão 2.0 ou 2.1 NÃO IRÃO FUNCIONAR.
Instalação
Você deve instalar o aplicativo no seu celular Android a partir da distribuição oficial:
Esse aplicativo é pago, custando cerca de U$9 (nove dólares).
Existem cópias “piratas” do aplicativo, mas é arriscado usá-las.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-932005460-scanner-automotivo-elm327-obd2-verso-15-bluetooth-original-_JM
O scanner tem esta aparência:
Após alguns segundos o celular deverá encontrar o dispositivo chamado “OBDII”.
A chave de pareamento é o padrão “0000” ou “1234”.
Neste guia estamos abordando apenas a Triumph com ECU de marca Keihin (de 2010 em diante?).
Existem cópias “piratas” do aplicativo, mas é arriscado usá-las.
Utilização
Você irá precisar de um scanner OBD2 da versão 1.5 (ou 1.3A ou 1.4). Um possível fornecedor é este que encontrei no Mercado Livre:https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-932005460-scanner-automotivo-elm327-obd2-verso-15-bluetooth-original-_JM
O scanner tem esta aparência:
Pareamento Bluetooth do Scanner
Ligue o scanner no conector OBD embaixo do banco da sua moto e em seguida faça o pareamento do scanner nos ajustes (settings) de bluetooth do seu celular.Após alguns segundos o celular deverá encontrar o dispositivo chamado “OBDII”.
A chave de pareamento é o padrão “0000” ou “1234”.
Seleção da moto
Após ter feito o pareamento bluetooth do scanner, abra o aplicativo TuneECU e utilize a opção “Select” do menu ECU para selecionar a moto.Neste guia estamos abordando apenas a Triumph com ECU de marca Keihin (de 2010 em diante?).
Conexão com o Scanner
- Ligue a chave de ignição
- No menu “ECU” selecione “Connect"
- Os LEDs no scanner deverão piscar diversas vezes e as luzes no canto inferior direito da tela do aplicativo também deverão piscar:
- Vermelho - Iniciando a conexão com a ECU
- Amarelo - Autenticação
- Azul - Conexão Bluetooth
- Verde - Conexão estabelecida
Uma vez estabelecida a conexão, a luz azul (bluetooth) ficará acesa e a luz verde ficará piscando na tela do aplicativo. E no scanner, os LEDs irão piscar conforme os dados forem sendo lidos.
Caso a conexão não se estabeleça ou caia, desligue e religue a ignição e tente executar o “Connect” novamente.
Se estiver conectado, o menu ECU mostrará todas as suas opções habilitadas, como abaixo.
Você pode verificar as informações sobre a sua moto através da opção “Informations” do menu “ECU”, que deverá mostrar uma tela desse jeito:
Também é possível limpar o registro dos códigos de erro, se houverem.
Na tela com o painel há dois mostradores circulares. O mostrador da esquerda indica a marcha atual (Gear), a posição do acelerador (TPS), a temperatura do ar na admissão (Temp) e a pressão da mistura ar-gasolina na admissão (MAP). O mostrador da direita tem indicador de ponto morto, a rotação do motor e a velocidade, bem como o conta-giros (tacômetro) analógico.
Abaixo à direita, uma luz indicadora do status de conexão com o scanner e a voltagem atual da bateria.
Já o mostrador da esquerda agora mostra a pressão na admissão para cada um dos 3 cilindros, tanto numa escala ao redor quanto em displays digitais com os valores numéricos em hPa.
Esses 3 valores devem estar o mais próximos possível e caso não estejam, indica a necessidade de um ajuste das “borboletas” de admissão.
Ao selecionar um teste e logo em seguida tocar em “RUN” o teste será iniciado desde que a ignição esteja ligada e o motor parado.
Por exemplo, o teste do tacômetro irá exercitar o painel de verdade da sua moto, movendo o ponteiro do tacômetro e variando outros medidores, também acendendo e apagando algumas luzes indicadoras.
Após a conclusão do teste, uma pequena tela surge para você passar ao teste seguinte ou retornar encerrando os testes.
Na própria tela de seleção de testes (acima) existe a opção de ajustes (ADJUSTMENTS). Se você selecionar essa opção, uma nova janela irá surgir:
Nessa janela de ajustes você pode selecionar o ajuste desejado e mandar executá-lo pela opção “RUN”.
Caso a conexão não se estabeleça ou caia, desligue e religue a ignição e tente executar o “Connect” novamente.
Você pode verificar as informações sobre a sua moto através da opção “Informations” do menu “ECU”, que deverá mostrar uma tela desse jeito:
Códigos de erro detectados
Ao usar a opção “Error Codes” no menu, uma janela mostrando os códigos de erro (DTCs) já detectados pela ECU será mostrada, permitindo identificar problemas que a moto já apresentou.Também é possível limpar o registro dos códigos de erro, se houverem.
Tela do Painel (Dashboard)
O aplicativo possui 4 telas que podem ser roladas para os lados: Dashboard (Painel), Adjustments (Ajustes), Sensors (Sensores) e Map (Mapeamento).Na tela com o painel há dois mostradores circulares. O mostrador da esquerda indica a marcha atual (Gear), a posição do acelerador (TPS), a temperatura do ar na admissão (Temp) e a pressão da mistura ar-gasolina na admissão (MAP). O mostrador da direita tem indicador de ponto morto, a rotação do motor e a velocidade, bem como o conta-giros (tacômetro) analógico.
Abaixo à direita, uma luz indicadora do status de conexão com o scanner e a voltagem atual da bateria.
Tela de Ajustes
Na tela de ajustes temos novamente dois mostradores circulares. O da direita é praticamente igual ao da tela do painel (acima).Já o mostrador da esquerda agora mostra a pressão na admissão para cada um dos 3 cilindros, tanto numa escala ao redor quanto em displays digitais com os valores numéricos em hPa.
Esses 3 valores devem estar o mais próximos possível e caso não estejam, indica a necessidade de um ajuste das “borboletas” de admissão.
Efetuando Testes e Ajustes
Para efetuar os testes e ajustes, é necessário que a chave da ignição esteja ligada mas o motor deve estar parado.
Abra a janela de seleção de testes (Tests & Adjustments) a partir do menu ECU.
Testes
Abra a janela de seleção de testes (Tests & Adjustments) a partir do menu ECU.
Testes
Ao selecionar um teste e logo em seguida tocar em “RUN” o teste será iniciado desde que a ignição esteja ligada e o motor parado.
Por exemplo, o teste do tacômetro irá exercitar o painel de verdade da sua moto, movendo o ponteiro do tacômetro e variando outros medidores, também acendendo e apagando algumas luzes indicadoras.
Após a conclusão do teste, uma pequena tela surge para você passar ao teste seguinte ou retornar encerrando os testes.
Ajustes
Nessa janela de ajustes você pode selecionar o ajuste desejado e mandar executá-lo pela opção “RUN”.
Um ajuste do sistema ABS por exemplo, irá efetuar alguns testes antes e logo após irá permitir que você efetue a operação, que no caso do ABS é informar que a sangria (BLEED) foi efetuada para fins de ajustes do sistema ABS.
Por exemplo, na tela abaixo se pode ver o estado dos interruptores (switch) da embreagem (clutch) e do ponto morto (Neutral), assim como o estado do botão de arranque.
Esses sensores são essenciais para dar partida no motor e podem ser monitorados para diagnosticar aquelas terríveis falhas ao dar partida.
No menu “Sensors” uma janela com a lista de todos os sensores possíveis irá permitir que você selecione os que quiser ver.
Tela de Sensores
Ao rolar as telas para a esquerda, a tela mais à direita é a de Sensores. Nessa tela são mostrados os valores instantâneos (intervalos de uns 2 segundos de atualização) para todos os sensores que forem selecionados, permitindo assim uma monitoração e diagnóstico do funcionamento da moto.Por exemplo, na tela abaixo se pode ver o estado dos interruptores (switch) da embreagem (clutch) e do ponto morto (Neutral), assim como o estado do botão de arranque.
Esses sensores são essenciais para dar partida no motor e podem ser monitorados para diagnosticar aquelas terríveis falhas ao dar partida.
No menu “Sensors” uma janela com a lista de todos os sensores possíveis irá permitir que você selecione os que quiser ver.
Tela de Mapeamento
Como a versão Android funciona exclusivamente por Bluetooth e não é possível fazer a leitura e a gravação do arquivo de mapeamento nesse modo, este guia somente apresenta a figura da tela para fins ilustrativos.Glossário
DTC (Diagnostic Trouble Codes) - Códigos de problemas detectados no diagnóstico
ECU (Engine Control Unit) - Unidade de controle eletrônico do motor
EXBV (Exhaust Butterfly Valve) - Válvula borboleta do escapamento (exaustor)
ISCV (Idle Stepper Control Valve) - Válvula de controle da marcha lenta
Keihin - Fabricante de carburadores e sistemas de injeção (ECUs)
MAP (Manifold Air Pressure) - Pressão medida no coletor de admissão
MAP (Manifold Air Pressure) - Pressão medida no coletor de admissão
Sagem - Fabricante de equipamentos eletrônicos (ECUs)
SAI (Secondary Air Injection) - Entrada secundária de ar para a admissão
SAI (Secondary Air Injection) - Entrada secundária de ar para a admissão
TPS (Throttle Position Sensor) - Sensor da posição do acelerador
VIN (Vehicle Identification Number) - Número de identificação do veículo
VIN (Vehicle Identification Number) - Número de identificação do veículo
Comentários